Voltar

Queimadas e estiagem pioram qualidade do ar

25/06/2019 06:00

Autor: Daíza de Carvalho


Fumaça tomou conta de residências após ateamento de fogo em terreno do Jardim das Palmeiras Foto: JB Anthero

Há semanas sem chuva e com a umidade em queda, a sensação de secura do ar aumenta em Limeira. As queimadas contribuem com a piora na qualidade, embora a Defesa Civil ainda não registre aumento nas ocorrências.

A orientação é para que os munícipes denunciem quaisquer ações de ateamento de fogo, como reforça o secretário de Segurança Pública e Defesa Civil, Francisco Alves, o cabo Chiquinho. Os canais são 199 da Defesa Civil, 153 da GCM ou 193 dos Bombeiros.

O município atua conjuntamente com o Corpo de Bombeiros de acordo com a extensão da queimada. Conforme Chiquinho, foram 17 ocorrências atendidas só pela corporação municipal neste ano, em situações como a queima dos dormentes próxima da área da Fepasa. No entanto, há mais ocorrências provocadas, como uma flagrada na tarde de ontem no Jardim das Palmeiras, num terreno ao lado de residências. De acordo com o secretário, são aguardadas orientações do Estado para início da Operação Estiagem, que deve focar a prevenção, além da criação de uma comissão para agir em casos excepcionais.

Dados da estação meteorológica da Faculdade de Tecnologia (FT/Unicamp) indicam que a umidade relativa do ar ontem foi a mais baixa da última semana, chegando a 46%, ante a mínima de 52% em dias anteriores. Apesar de acima dos patamares de estado de atenção (entre 21% e 30%), está em declínio.

Na previsão do Cepagri/Unicamp, hoje o sol predomina na região. Mas, entre amanhã e quinta-feira, é prevista a rápida passagem de uma frente fria, que deve provocar o aumento de nuvens com possibilidade de pancadas de chuvas, na região. Em alguns municípios, a umidade pode ficar abaixo dos 30%, com tendência de aumento amanhã. As temperaturas permanecem elevadas à tarde, mantendo o padrão de grandes amplitudes térmicas diárias, com declínio à noite e elevando-se durante o dia. Formação de nevoeiro nas áreas de baixada, nas primeiras horas do dia, na quinta-feira.


PUBLICIDADE Notícia - Caderno Mulher PUBLICIDADE Notícias - Anuncie aqui

Espaço do Leitor

Agora você pode participar do jornal Gazeta de Limeira, mande sua foto, matéria, reclamação ou denúncia que iremos publicar.

Classificados

Anuncie:
Whatsapp (19) 99859.6007
Telefone (19) 3404.3700
Assinante tem desconto

Assinaturas

Se você é assinante e ainda não tem seu Login e Senha ligue para 3404.3700 (Ramal 2) e fale com o setor de assinaturas.

Rua Senador Vergueiro, 319 - Centro Limeira-SP | 19 3404.3700 / 99699.7000