Voltar

João Fischer celebra 29 anos e debate inclusão

22/06/2019 06:00


Encontro no Senac abordou a inclusão da pessoa surda na sociedade Foto: Adilson Silveira/Prefeitura de Limeira

Os 29 anos do Centro Educacional João Fischer Sobrinho - Área Auditiva – foram celebrados na terça-feira, no auditório do Senac, durante o 1º Encontro Sobre a Inclusão da Pessoa Surda na Sociedade. 

A atividade foi promovida pela Prefeitura de Limeira e Ceprosom, por meio do João Fischer, com a presença do secretário de Saúde, Vitor Santos, e da diretora de Proteção Social, Léia Serrano.

Vitor falou de sua forte ligação com pessoas surdas, devido à experiência como médico otorrinolaringologista e ao trabalho voluntário que fez em entidades do terceiro setor. O secretário estuda a criação de um curso da Língua Brasileira de Sinais Libras (Libras) aos funcionários das Unidades Básicas de Saúde, como forma de garantir maior acessibilidade nos serviços oferecidos pela pasta. 

Antes do João Fischer, em meados da década de 80, os limeirenses precisavam deslocar-se para Araras. Léia destacou o importante papel que o centro desempenhou ao longo dos anos. “A equipe do João Fischer abriga profissionais excelentes, que buscam sempre o aperfeiçoamento. Hoje, esse serviço é referência aos municípios da região”, disse. 

O primeiro palestrante do encontro foi Alex Vieira, formado em ciências contábeis pela Anhanguera. Surdo desde o nascimento, ele relatou os desafios que precisou superar para aprender Libras e a língua portuguesa. Ex-aluno do João Fischer, Vieira trabalha no setor de almoxarifado da Faurecia. “O surdo merece ter as mesmas oportunidades que os ouvintes. Tem o direito de participar da sociedade e de adquirir conhecimento”, disse.

A psicóloga Larissa Fernanda Facco Risso, especialista em neuropsicologia aplicada à neurologia infantil e em psicologia do desenvolvimento e deficiência pela Unicamp, falou sobre o desenvolvimento da pessoa surda. O encerramento do evento ficou por conta de Sabine Schaade, autora do blog “Filhos Especiais, Pais Abençoados!”.

Atualmente, o Centro Educacional João Fischer Sobrinho - Área Auditiva - atende aproximadamente 40 pessoas, entre crianças e adultos. Segundo a coordenadora, Marina Alencar, a unidade prevê a inclusão social das pessoas surdas, bem como de seus familiares, e o desenvolvimento das habilidades sociais e emocionais. “Por meio de nossas atividades, as pessoas atendidas são estimuladas a reconhecer suas emoções e a colocá-las perante a sociedade, buscando seus espaços e seus direitos”, diz. O João Fischer fica na Rua Carlos Gomes, 1.418. O telefone é 3442-7930. 


PUBLICIDADE Notícia - Caderno Mulher PUBLICIDADE Notícias - Anuncie aqui

Espaço do Leitor

Agora você pode participar do jornal Gazeta de Limeira, mande sua foto, matéria, reclamação ou denúncia que iremos publicar.

Classificados

Anuncie:
Whatsapp (19) 99859.6007
Telefone (19) 3404.3700
Assinante tem desconto

Assinaturas

Se você é assinante e ainda não tem seu Login e Senha ligue para 3404.3700 (Ramal 2) e fale com o setor de assinaturas.

Rua Senador Vergueiro, 319 - Centro Limeira-SP | 19 3404.3700 / 99699.7000