ENFOQUE 
Gazeta de Limeira

ENFOQUE 

30/08/2018 - Colunas

Colunas


FEBRE MACULOSA

No início do mês abordei em duas colunas o aumento nos casos de febre maculosa em Limeira e a necessidade de prevenção aos locais onde pode ocorrer a transmissão, como as matas e lagos que tem a presença de capivaras. Ontem houve a confirmação de mais três casos da doença na cidade, o que merece uma reflexão e serve de alerta para toda a população. São cinco casos confirmados nos últimos dias, sendo três óbitos e dois sobreviventes.

 

ABÍLIO PEDRO

O que também foi divulgado ontem e serve para que as pessoas levem como prevenção é que toda a extensão da área de mata do Parque Abílio Pedro foi classificada pelas autoridades de saúde como Local de Provável Infecção (LPI). Ainda são aguardados resultados de exames para confirmar ou não a presença do carrapato-estrela, responsável pela doença que matou três neste ano em Limeira.

 

CARRAPATO-ESTRELA

Mas uma questão é certa, dos cinco casos confirmados, quatro são de pessoas que têm em comum o fato de ter passado ou frequentado a mata da região do Abílio Pedro, onde há um curso d'água. Todos sabem que as capivaras são as principais hospedeiras do carrapato-estrela e, onde há mata e água, é possível que elas frequentem.

 

ANIMAIS DOMÉSTICOS

A jornalista Renata Reis entrevistou o diretor de Vigilância em Saúde, Alexandre Ferrari, que explicou que além das capivaras, cavalos também frequentam a área e podem estar servindo de hospedeiros. Por isso, foi solicitada pesquisa sorológica nestes animais. Outra orientação importante para quem reside no bairro ou na região do Abílio Pedro, é não soltar os animais domésticos para passear nestas regiões, pois eles podem levar os carrapatos para dentro de casa. Se esses carrapatos estiverem infectados eles podem causar a doença nesses moradores. Todo cuidado é pouco.

 

ORIENTAÇÃO

Portanto, numa situação como esta, é preciso orientar as pessoas, principalmente os mais jovens e idosos sobre o perigo desse tipo lugar. A informação é muito importante para prevenir novos casos desta doença. Na vizinha cidade de Americana, foram registrados nove óbitos relacionados com a febre maculosa neste ano e a cidade promove ações para combater o carrapato-estrela.


Assine a Gazeta e
comece a pagar só daqui 30 Dias

Se você não é assinante, mas quer assinar a Gazeta e pagar somente daqui 30 dias: digite seu Nome e Telefone








Busca







Acompanhe




Capa do Dia

Download da Capa do Dia


Colunas


Ponto
Um

Dr Roberto
Lucato


Prisma
Rafael
Sereno


Telescópio
Gil
Vieira


Enfoque
José
Encinas


Percepções
Renata
Reis


Dois
Toques

Denis
Suidedos


Bate
Pronto

Ricardo
Galzerano

Em
Questão

Nani
Camargo


Panorama
Osvaldo
Davoli


Cine
Art

José Farid
Zaine


Web Classificados


Outras Manchetes




07/01/2019

Homem é acusado de amarrar e estuprar menor


05/01/2019

Com 37% além da capacidade, CDP “suga” PMs para escolta


04/01/2019

Começa a valer desconto no IPTU para estacionamentos


01/01/2019

Para o primeiro dia do ano, reflexão é buscar a felicidade


31/12/2018

Bando invade propriedade, faz reféns e rouba