ENFOQUE 
Gazeta de Limeira

ENFOQUE 

15/11/2018 - Colunas

Colunas


MAMOGRAFIA

Achei preocupante a demora de até quatro meses para a realização de exames de mamografia pelo SUS em Limeira, como mostrou a matéria da jornalista Renata Reis, na edição de ontem, desta Gazeta. Mais de duas mil mulheres aguardam a realização do exame na rede pública, o que é um número alto. Para a campanha de prevenção é feita toda uma conscientização para que as mulheres façam o exame, mas justamente na hora de fazer é preciso aguardar numa fila.

 

ESPERA

Será que não haveria uma forma de reduzir essa espera para que esses exames possam ser feitos com maior rapidez? A Secretaria de Saúde informou que são realizados 700 exames por mês, sendo 300 na Santa Casa e 400 na Policlínica e “que está empenhada na ampliação da oferta de exames”. Acredito que principalmente durante o Outubro Rosa, em que todos são alertados da importância dessa prevenção, haveria necessidade de disponibilizar mais exames na rede pública.

 

MAIS RAPIDEZ

Conforme a médica Renata Zaccaria, ginecologista e obstetra, esta demora pode ou não ser grave, pois depende da situação da mulher que deve ser submetida ao procedimento. Se for de rotina, preventivo, este tempo pode não ser comprometedor, mas se a paciente tem queixa de nódulo, dor, retrações ou outros sintomas, o exame precisa ser antecipado. "Em casos de doenças, quatro meses é bastante", disse ela. Por isso acho que deveria haver uma triagem para saber quem pode ou não esperar os quatro meses.

 

TRÁFICO

O tráfico de drogas em Limeira continua sendo intenso, apesar da forte atuação das forças policiais. A localização estratégica da cidade, aliada ao poder econômico, são fatores que influenciam na escolha de nosso município como local de venda e distribuição de drogas. Só para exemplificar, nesta semana dois laboratórios de preparação de drogas foram fechados na cidade.

 

REFINARIA

Os laboratórios contavam com grande quantidade de máquinas e equipamentos fabricados ou adaptados para a preparação e embalagem de drogas. As quatro máquinas apreendidas tinham capacidade para embalar 7.200 porções por hora. Um cômodo subterrâneo secreto estava em construção, talvez para ampliar a capacidade de produção ou armazenamento. A atuação contra o tráfico é um trabalho que nunca vai acabar.


Assine a Gazeta e
comece a pagar só daqui 30 Dias

Se você não é assinante, mas quer assinar a Gazeta e pagar somente daqui 30 dias: digite seu Nome e Telefone








Busca







Acompanhe




Capa do Dia

Download da Capa do Dia


Colunas


Ponto
Um

Dr Roberto
Lucato


Prisma
Rafael
Sereno


Telescópio
Gil
Vieira


Enfoque
José
Encinas


Percepções
Renata
Reis


Dois
Toques

Denis
Suidedos


Bate
Pronto

Ricardo
Galzerano

Em
Questão

Nani
Camargo


Panorama
Osvaldo
Davoli


Cine
Art

José Farid
Zaine


Web Classificados


Outras Manchetes




17/12/2018

Limeira tem outro acidente fatal envolvendo motocicleta


16/12/2018

Aumenta número de unidades com energia solar em Limeira


15/12/2018

Coleta seletiva não atinge 2% de resíduos recolhidos


Tido como pistoleiro, limeirense é preso no Paraguai


13/12/2018

Projeção é começar 2019 sem fila em creche, diz secretário