ENFOQUE 
Gazeta de Limeira

ENFOQUE 

13/09/2018 - Colunas

Colunas


ANIVERSÁRIO

Limeira completa 192 anos no sábado buscando soluções para ampliar seu desenvolvimento. Em todo aniversário da cidade gosto de fazer uma reflexão sobre seu futuro, como estará nosso município dentro de alguns anos. Isso também me faz recordar que poderíamos estar uma situação bem melhor, pois em 2004, foi lançado o projeto “Limeira 2020”, com a participação de empresários, políticos, representantes comunitários, profissionais liberais e membros de diversos segmentos da sociedade.    

 

PROJETO

Nesse evento, cerca de 200 pessoas participaram da Conferência de Construção do Futuro de Limeira, quando todos puderam apresentar aspectos que poderiam influenciar o desenvolvimento do Município até 2020. O projeto era muito interessante e, se tivesse tido sequência, poderia ajudar e muito no desenvolvimento sustentável da cidade. Mas a falta de união de todos os envolvidos acabou por sepultar esse projeto logo nos anos seguintes.

 

ESPERANÇA

Portanto, se tivesse tido continuidade, haveria uma participação maior da sociedade, com uma divisão do planejamento para os anos seguintes com especialistas de vários setores, algo que não ocorre atualmente. Tomara que alguém, que pense no futuro de Limeira, ajude a recuperar o tempo perdido para colocar em prática algo semelhante aquele projeto, para que nossa cidade siga o melhor dos caminhos, o do desenvolvimento sustentável.

 

REPÚDIO

Na última sessão da Câmara vários vereadores desperdiçaram muito tempo discutindo um evento em Pernambuco em que Jesus Cristo foi citado como gay e travesti. Foi aprovada uma moção de repúdio a artistas que participaram do evento. Até entendo que os nobres parlamentares queiram falar sobre o assunto para agradar suas bases, mas enquanto eles discutiam esse festival, deixaram de abordar temas mais importantes, como a falta de remédios nos postos de saúde, demora no agendamento de consultas, entre outras reclamações da população.

 

FISCALIZAÇÃO

Já disse isso em outras colunas, mas é sempre bom repetir. Os vereadores precisam entender que o papel deles é legislar e fiscalizar os atos do Executivo. Só que cada vez são mais raros os exemplos de fiscalização mais intensa. É mais fácil ficar demonizando um festival em Pernambuco do que se aprofundar para resolver os problemas que atingem a população no dia a dia.


Assine a Gazeta e
comece a pagar só daqui 30 Dias

Se você não é assinante, mas quer assinar a Gazeta e pagar somente daqui 30 dias: digite seu Nome e Telefone








Busca







Acompanhe




Capa do Dia

Download da Capa do Dia


Colunas


Ponto
Um

Dr Roberto
Lucato


Prisma
Rafael
Sereno


Telescópio
Gil
Vieira


Enfoque
José
Encinas


Percepções
Renata
Reis


Dois
Toques

Denis
Suidedos


Bate
Pronto

Ricardo
Galzerano

Em
Questão

Nani
Camargo


Panorama
Osvaldo
Davoli


Cine
Art

José Farid
Zaine


Web Classificados


Outras Manchetes




17/12/2018

Limeira tem outro acidente fatal envolvendo motocicleta


16/12/2018

Aumenta número de unidades com energia solar em Limeira


15/12/2018

Coleta seletiva não atinge 2% de resíduos recolhidos


Tido como pistoleiro, limeirense é preso no Paraguai


13/12/2018

Projeção é começar 2019 sem fila em creche, diz secretário