Rota da informação
Gazeta de Limeira

Rota da informação

22/10/2017 - Colunas




SEGURANÇA:

Inovação ajuda a promover a segurança pública. Sistemas de reconhecimento facial, câmeras e outros dispositivos tecnológicos são apostas dos especialistas para melhorar o bem-estar na sociedade. A tecnologia está cada vez mais presente em nossas casas, nossos smartphones e no ambiente profissional. Então, por que a segurança pública ainda caminha em passos tão curtos nessa direção? Imaginar que se trata de algo caro e difícil de ser implementado é pensar na contramão de todas as soluções que têm sido desenvolvidas para agilizar processos, otimizar a fiscalização e evitar fraudes.

 

- São várias as ferramentas já em funcionamento, e que são fundamentais em processos que podem ser burocráticos e passíveis de erros. Um exemplo é a biometria, incluindo a tecnologia de reconhecimento facial, recurso que tornará vários processos mais eficazes em breve. Existe a tecnologia e a condição de fazer um trabalho sério, mas às vezes falta interesse, pois a tecnologia não dá a mesma popularidade que viaturas ou armas.

 

- A tecnologia e a instalação de câmeras de vigilância auxiliam muito no combate à criminalidade, e passam a sensação de segurança à população. Investir nesse tipo de inovação é uma necessidade para o Estado e acaba virando uma economia, pois permite otimizar diversas ações e evitar vários tipos de fraudes que são geradas pela fragilidade do sistema manual.

 

- A tecnologia é fundamental para prestar um bom serviço ao cidadão, sobretudo no que diz respeito à segurança. Esse investimento em funções avançadas e sistemas inovadores rapidamente tem seu retorno, levando em consideração a queda no número de fraudes, por exemplo. Recentemente, a polícia de Goiânia monitorou e descobriu, por meio de dados biométricos, a atividade de um único criminoso que possuía 18 cédulas de identidade e usava todas elas para sacar benefícios do INSS.

 

SOLUÇÕES REAIS:

No Brasil, a NEC foi escolhida pela Receita Federal para implementar a tecnologia de reconhecimento facial nos 14 aeroportos internacionais do país, como o objetivo de averiguar e prevenir contravenções. Nesse caso, são câmeras, servidores e aplicativos que estão todos integrados com uma única base de dados para reconhecer em tempo real passageiros que tenham alguma contravenção.

 

- A empresa também implantou com sucesso soluções em várias regiões da América Latina, com características parecidas com as do Brasil. Na cidade de Tigre, na Argentina, o bem-estar social foi elevado com o monitoramento 24 horas, por meio de câmeras e dispositivos de reconhecimento facial instalados nas estações de trem e terminais rodoviários. Além de auxiliar a polícia, o sistema também está integrado à lista de pessoas desaparecidas.

 

- A prova de que os sistemas inteligentes são confiáveis e facilitam nossas atividades cotidianas é que já aceitamos a tecnologia em nossa vida profissional e pessoal. O que falta para que os novos recursos sejam implementados na esfera pública é atenção ao setor e investimentos.

 

ESTUPRADORES USAM APLICATIVOS PARA ATACAR:

Mulheres relatam crimes sexuais após a aproximação por apps de namoro; vergonha e medo agravam subnotificações. A Secretaria da Segurança Pública paulista n&

Busca




Publicidade




Acompanhe




Capa do Dia

Download da Capa do Dia


Área do Assinante:








Experimente por 7 Dias

Se você não é assinante, mas quer experimentar a assinatura digital por 7 dias digite seu nome e telefone








Publicidade




Colunas


Ponto
Um

Dr Roberto
Lucato


Prisma
Rafael
Sereno


Telescópio
Gil
Vieira


Enfoque
José
Encinas


Percepções
Renata
Reis


Falando
da Vizinha

Renata
Reis


Dois
Toques

Denis
Suidedos


Bate
Pronto

Ricardo
Galzerano

Rota
Naldo
Dias


Em
Questão

Nani
Camargo


Panorama
Osvaldo
Davoli


Cine
Art

José Farid
Zaine


Web Classificados





Outras Manchetes




24/05/2018

Consumidor pode ficar sem combustível ou pagar mais caro


23/05/2018

Semáforos serão instalados na rotatória do Enxuto


22/05/2018

Ônibus terá reajuste; alta do diesel pode pressionar mais


20/05/2018

Limeira ganha mais de 4 mil eleitores em 2 anos


19/05/2018

Falso atestado rende demissão e acusação criminal