PALAVRAS – “O PT e o PSDB foram os grandes perdedores dessa revolução na estrutura do jogo político brasileiro” (Marcus André Melo, professor universitário).
TUCANOS SEM PENA - O PT ainda elegeu forte bancada no Congresso. Já o PSDB virou um partido quase nanico.
NENHUM - A pulverização dos votos em várias candidaturas limeirenses a deputado estadual, como previsto, acabou tirando a chance de nossa cidade ter um representante na Assembleia Legislativa, novamente.
ASPECTOS - Faltaram cerca de 5 mil votos para Murilo Félix ser eleito. E destaque-se a votação expressiva em Limeira da dra. Mayra Costa.
ASPIRAÇÕES - Pelos votos conquistados e pelos seus próprios perfis pessoais, tanto Mayra Costa quanto Rafael Camargo e Murilo Félix deverão almejar voos mais altos na eleição municipal daqui a dois anos.
APENAS ELE - Já a consagradora votação de Miguel Lombardi, com 44% dos votos válidos em Limeira acrescido dos que ele conseguiu em outras cidades, o reelegeram. Felizmente. Ganha ele, mas principalmente ganha a cidade e a nossa microrregião por ter e manter um representante atuante em Brasília.
NA CONTRAMÃO - Bolsonaro venceu em 97% das cidades do estado de São Paulo. E, mesmo assim, o jornal Folha de S. Paulo, que como o nome já diz, circula em nosso estado e que fez a campanha contra Bolsonaro, continua batendo nele.
TENDENCIOSO - A manchete principal da Folha na segunda-feira foi lamentável. Com letras garrafais, dizia: “Onda de direita”. Bobagem. Metade dos eleitores brasileiros nem sabe o que é direita ou esquerda.
INDIGNADOS - A manchete deveria ser: “Onda de indignação”. Sim, porque a avalanche de votos para Bolsonaro foi principalmente motivada pela indignação contra a corrupção política e a incompetência na área econômica dos últimos anos no país.
RESSENTIDOS - E não parou aí a Folha: seus colunistas continuam ressentidos com a grande votação de Bolsonaro. E tentam jogar alento nos adeptos de Haddad. Numa foto tendenciosa, colocaram numa carreata de Bolsonaro, em primeiro plano, uma Ferrari. Querendo assim insinuar que ele é o candidato dos ricos.
MÍOPES - Havia Ferrari, sim, mas havia Fuscas, Kombis, Ladas, charretes, etc. Havia de tudo. Mas isso a esquerda, tanto a caviar, como a de botequim, não aceita.
PROVÉRBIOS DA VOVÓ – “O pior cego é o que não quer ver”. É isso aí.
VEM MAIS POR AÍ - E pode se esperar: a grande imprensa, com raras exceções, continuará a fazer campanha anti-Bolsonaro no segundo turno. Era nítido o abatimento de alguns comentaristas da Globonews domingo à noite ao constatarem a onda bolsonarista que varreu as urnas.
MASSACRANTE - Em Limeira a onda bolsonarista foi impressionante. Mais de 111 mil votos para ele no primeiro turno.
TRISTE EVASÃO - Em compensação, há de se lamentar novamente o número de votos para candidatos de fora. Às vezes me pergunto quando Limeira vai ganhar novamente identidade própria, orgulho próprio, bairrismo saudável.
CONSTATAÇÃO - P
Homem é acusado de amarrar e estuprar menor
Com 37% além da capacidade, CDP “suga” PMs para escolta
Começa a valer desconto no IPTU para estacionamentos
Para o primeiro dia do ano, reflexão é buscar a felicidade
Bando invade propriedade, faz reféns e rouba