Bate-Pronto
Gazeta de Limeira

Bate-Pronto

por Ricardo Galzerano

Bate-Pronto

07/12/2018 - Colunas

Colunas


PALAVRAS 1 – “A censura não falha. Cedo ou tarde, ela leva ao ridículo todos os que tentam praticá-la” (Ruy Castro, jornalista e escritor).

 

PALAVRAS 2 – “Meu pai foi eleito para colocar militares no governo, gente competente e de moral inquestionável. Se fosse para colocar ladrão, votaria no PT” “Flávio Bolsonaro, senador eleito, respondendo a uma pergunta da jornalista Natuza Nery, que o questionou da razão de haver tantos militares escolhidos para participar de postos-chave do futuro governo).

 

NO BICO DO CORVO - Paulo Maluf foi operado esta semana da coluna. Sente dores horríveis e anda de cadeira de rodas.

 

INUTILIDADE - Ao mesmo tempo, foi colocada à venda sua adega de vinhos, avaliada em 15 milhões de reais. Vinhos que não vai conseguir nem poder tomar.

 

DEFEITOS - Isso me remete a algo que comento sempre como grandes defeitos humanos: apego e cobiça. Para que acumular fortunas em dinheiro, propriedades, jóias, vinhos, ou seja, qualquer coisa material se nossa passagem por aqui é finita? Pode reparar: seres desapegados a coisas materiais, utilizando estas apenas para ter uma vida digna, são os mais felizes.

 

ROTA ERRADA - E a cobiça? Quantas biografias rasgadas por ela? Maluf nasceu rico, foi um governador realizador e dinâmico, mas se embrenhou em malfeitorias. Poderia passar a velhice sendo reverenciado e não achincalhado e tendo de acertar as contas com a Justiça.

 

OUTRO - Lula é outro exemplo marcante: poderia ter passado para a história como o migrante pobre que chegou à presidência. Por onde quer que fosse, seria até aplaudido e tratado com a maior dignidade e cortesia. Preferiu seguir outras trilhas. Hoje está preso.

 

POR TODA PARTE - Exemplos de apego demasiado a bens materiais e cobiçosos estão por toda parte. Inclusive – e muito – em nossa terra. Pessoas rasgaram suas próprias biografias por conta dessas tentações às quais se renderam.

 

PÉROLAS DO ENEM 1 – “As aves têm na boca um dente chamado bico”

 

S.O.S. – A Praça Toledo Barros pede uma revitalização – novos bancos, melhor iluminação -  e uma urgente presença policial 24h. Virou moradia – mesmo – de andarilhos.

 

VOCÊ É ANTIGO (A)”? – 1) É do tempo em que as garotas muito namoradeiras eram chamadas de pintas-brabas?

2) E também de sapecas?

3) E também de sirigaitas?

 

OS NOSSOS - Pesquisa divulgada esta semana mostra que no Brasil existem impressionantes 23% jovens “nem-nem”, garotada que não estuda nem trabalha. Vão engrossar num futuro próximo os números do IBGE relativos à pobreza no país.

 

OS DELES - No Chile, os jovens “nem-nem” são 14%. Está aí um dos motivos de aquele país estar num estágio de desenvolvimento e de qualidade de vida bem superior ao nosso.

 

PÉROLAS DO ENEM 2 – “A Previdência Social assegura o direito à enfermidade coletiva”.

 

O PREÇO - Vi foto do Pelé, em cadeira de rodas, em recente entrevista, com aquelas pernas, que já foram mágicas, hoje bastante finas, debilitado pelas


Busca




Assine a Gazeta e
comece a pagar só daqui 30 Dias

Se você não é assinante, mas quer assinar a Gazeta e pagar somente daqui 30 dias: digite seu Nome e Telefone








Acompanhe




Capa do Dia

Download da Capa do Dia


Colunas


Ponto
Um

Dr Roberto
Lucato


Prisma
Rafael
Sereno


Telescópio
Gil
Vieira


Enfoque
José
Encinas


Percepções
Renata
Reis


Dois
Toques

Denis
Suidedos


Bate
Pronto

Ricardo
Galzerano

Em
Questão

Nani
Camargo


Panorama
Osvaldo
Davoli


Cine
Art

José Farid
Zaine


Web Classificados


Outras Manchetes




Tráfico repõem "vendedores", mas PM insistirá nas prisões, diz major


10/12/2018

Estoril conquista o Amadorzão 2018


Droga, desemprego e brigas levam às ruas


06/12/2018

Limeira terá Código de Defesa dos Animais


Alteração de lei deve impedir 'buraqueira' em novos bairros