ENFOQUE 
Gazeta de Limeira

ENFOQUE 

01/11/2018 - Colunas

Colunas


CÂNCER DE PRÓSTATA

Já abordei esse tema em outras oportunidades, mas é sempre muito importante tratar das campanhas de prevenção ao câncer. Hoje, no primeiro dia de novembro, é bom lembrar aos mais desatentos que somente neste ano o COL, que atende pacientes de Limeira, Iracemápolis, Cordeirópolis, Engenheiro Coelho, Araras e Leme, registrou 141 novos casos de câncer de próstata, ou seja, um número elevado de pessoas. Este tipo de câncer é o mais comum entre os homens e representa 19% entre outros tumores.

 

EXAME DE PSA

Por isso, a prevenção continua sendo o melhor remédio para evitar fazer parte desta estatística. Até o dia 30, a Prefeitura, em parceria com a Santa Casa, oferece gratuitamente o exame de PSA nas unidades básicas de saúde ou no Centro Municipal de Patologia Clínica, às 7 horas. Basta comparecer, pegar um informativo sobre a preparação para o exame e depois voltar para a realização da coleta de sangue, portando o cartão SUS e RG.

 

RECOMENDAÇÕES

As principais recomendações antes de fazer o exame são jejum de oito horas; não fazer exercícios ou andar de bicicleta, motocicleta, trator e cavalo dois dias antes da coleta; não manter relações sexuais três dias antes do exame; não ter feito colonoscopia nos últimos 15 dias e biópsia de próstata, nos últimos 30 dias.

 

MAIS OPÇÕES

Para facilitar o acesso da população à campanha, principalmente daqueles que trabalham diariamente e não podem fazer o exame de segunda a sexta-feira, as UBSs Nova Limeira, Aeroporto, Abílio Pedro e Belinha Ometto 2 ficarão abertas no sábado do dia 10 de novembro, das 8h às 11h. Você que não tem tempo para fazer durante os dias úteis, já agende para o dia 10 e compareça. É muito importante que as mulheres incentivem seus maridos a fazer esse tipo de exame.

 

PRECOCE

Para que os homens entendam a importância do exame, quando identificado precocemente, a chance de cura desta doença varia de 90% a 95%. Portanto, quem tiver acima de 50 anos não deve perder tempo, pois tem que fazer o exame pelo menos uma vez por ano. Esse conselho pode salvar uma vida. Já vi casos de pessoas conhecidas que se salvaram justamente por terem feito o exame antes da doença de espalhar. Com isso, tiveram sucesso no tratamento.Por ano, são identificados cerca de 60 mil novos casos da doença em todo o País.


Assine a Gazeta e
comece a pagar só daqui 30 Dias

Se você não é assinante, mas quer assinar a Gazeta e pagar somente daqui 30 dias: digite seu Nome e Telefone








Busca







Acompanhe




Capa do Dia

Download da Capa do Dia


Colunas


Ponto
Um

Dr Roberto
Lucato


Prisma
Rafael
Sereno


Telescópio
Gil
Vieira


Enfoque
José
Encinas


Percepções
Renata
Reis


Dois
Toques

Denis
Suidedos


Bate
Pronto

Ricardo
Galzerano

Em
Questão

Nani
Camargo


Panorama
Osvaldo
Davoli


Cine
Art

José Farid
Zaine


Web Classificados


Outras Manchetes




17/12/2018

Limeira tem outro acidente fatal envolvendo motocicleta


16/12/2018

Aumenta número de unidades com energia solar em Limeira


15/12/2018

Coleta seletiva não atinge 2% de resíduos recolhidos


Tido como pistoleiro, limeirense é preso no Paraguai


13/12/2018

Projeção é começar 2019 sem fila em creche, diz secretário