Gazeta de Limeira - Notícias de Limeira, Iracemápolis e Cosmópolis.
Gazeta de Limeira - Notícias de Limeira, Iracem´polis e Cosm&ocute;polis

Download da capa do dia:

Bate-Pronto

Ricardo M. Galzerano é jornalista. Colunista na Gazeta de Limeira, onde escreve, segundas, quartas, sextas e sábados a coluna Bate-Pronto. E aos domingos, a coluna Trivial e Variado.


Limeira e suas amarras

23/09/2017

Quando ainda estava na faculdade, na impetuosidade do jovem que acredita enxergar coisas erradas e as quer ver resolvidas de forma rápida, até imediata, ouvi de um tio, pessoa experiente e letrada:

- Sobrinho, essas ideias suas são para cidades grandes, cosmopolitas. Limeira é uma cidade provinciana.

Estávamos em plena década de 70 e j&aacut...

Bate-Pronto

22/09/2017

PALAVRAS 1 – “A gente deve lutar contra o conformismo e a ociosidade. Caso contrário, vamos retornar ao mundo espiritual com enorme sensação de vazio. Dizem que eu tenho feito muito, mas, para mim, não fiz um décimo do que deveria ter feito” (Chico Xavier).

 

PALAVRAS 2 – “Rico não é quem mais tem. Rico é quem...

Bate-Pronto

20/09/2017

PALAVRAS 1 – “Vi o Lula dominado pelo poder” (Antonio Palocci, em matéria bombástica de seis páginas da revista Veja desta semana, em que o ex-ministro do PT diz, entre outras coisas, que levava pacotes de 40, 50 mil reais pessoalmente para o ex-presidente),

 

PALAVRAS 2 – “Janot tinha pressa para tirar Temer e barrar Dodge” (Ângelo...

Bate-Pronto

13/09/2017

PALAVRAS 1 – “Fiquei furioso quando soube que o Brasil seria sede da Copa e depois da Olimpíada. Porque tinha consciência de que seria um festival de politicagem, de obras superfaturadas e de corrupção monumental. Além de que teríamos estádios e outros equipamentos com pouca ou nenhuma utilização após os eventos. Infelizmente, não poderia estar ma...

Bate-Pronto

06/09/2017

PALAVRAS 1 – “A suspeita de que o ex-procurador Marcelo Miller atuou dos dois lados do balcão – municiando investigados com informações em uma frente e liderando apurações em outra – coloca em xeque a delação da JBS” (Daniela Lima, colunista da Folha de S. Paulo).

 

PALAVRAS 2 – “O melhor p...

Bate-Pronto

01/09/2017

PALAVRAS 1 – “Com raras exceções, as estatais são entregues a intermediários incompetentes de políticos inescrupulosos. Por isso, é preciso apoiar o governo contra a ineficiência delas. Não se trata de ‘neoliberalismo’, mas da transição do mercantilismo patrimonialista para a economia de mercado democrática” (Antonio Delfim Netto...

Bate-Pronto

30/08/2017

PALAVRAS 1 – “Eu espero sinceramente que saiamos desta crise tendo aprendido alguma lição. Sim, sou otimista. A principal lição é que não existe atalho. Tentamos crescer só gastando e consumindo – e roubando. Agora precisaremos olhar para a produção” (Joel Pinheiro da Fonseca, colunista da Folha).

 

PALAVRAS ...

Bate-Pronto

25/08/2017

PALAVRAS 1– “Antes eu estava com a gripe Temer: chata, não vai embora. Agora peguei a gripe Lula: quando volta é pior!” (José Simão, jornalista).

 

PALAVRAS 2 – “Se me perguntarem quem vai ganhar a eleição presidencial ano que vem, acredito que uma mensagem reformista vai ganhar” (Henrique Meirelles, ministro da Fazen...

Bate-Pronto

23/08/2017

 

PALAVRAS 1 – “O atentado em Barcelona mostrou, mais uma vez, que a humanidade pode superar a brutalidade de certos animais.(...) Ele não será o último. A raiz dos ódios não foi extirpada dos corações humano” (Carlos Heitor Cony, jornalista e escritor).

 

PALAVRAS 2 –“O ser huma...

Ignorncia

19/08/2017

Ainda por ocasião dos violentos conflitos interraciais ocorridos no final de semana passado nos Estados Unidos, ouvi dois relatos – da mesma pessoa que aqui chamarei de Maria - que mostram que, mesmo sem ter os contornos de violência como os existentes por lá, o racismo ainda é bastante freqüente, disseminado e, por que não dizer, dissimulado – em nosso país.

...

Bate-Pronto

18/08/2017

PALAVRAS 1– “O brasileiro não sabe votar” (Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, 40 anos atrás).

 

PALAVRAS 2 – “Há no mínimo uns 300 picaretas no Congresso” (Luiz Inácio Lula da Silva, 25 anos atrás).

 

DUAS REALIDADES - Estas duas frases acima estão inseridas num...

Bate-Pronto

16/08/2017

PALAVRAS 1 – “O socialismo dura até acabar o dinheiro dos outros” (Margareth Thatcher, a “Dama de Ferro”, ex-primeira-ministra britânica).

 

PALAVRAS 2 – “Todas as ciências são nocivas a quem não possui a ciência da bondade” (Michel de Montaigne, filósofo francês).

 


Bate-Pronto

11/08/2017

PALAVRAS – “O verdadeiro porrete da opressão é a ignorância que se alastra pelas redes sociais, ciosa da própria truculência, orgulhosa da própria burrice, satisfeita com a própria vulgaridade” (Reinaldo Azevedo, jornalista).

 

CONSTATAÇÃO - Quem se informa só pelas redes sociais corre sério risco de se...

Bate-Pronto

09/08/2017

PALAVRAS 1 – “Colaborações em curso podem ser usadas contra Michel Temer para apurar se o presidente obstruiu a Justiça e integrou organização criminosa” (Rodrigo Janot, procurador-geral da República).

 

PALAVRAS 2 – “Essa coisa se personalizou de tal maneira que a gente só pode dizer ao procurador Janot uma boa viag...

Bate-Pronto

04/08/2017

PALAVRAS 1 – “O mundo contemporâneo é ridículo de doer. Com suas modinhas e terminologias chiques. Coitada da esquerda que abraça essas pautas” (Luiz Felipe Pondé, filósofo e escritor).

 

PALAVRAS 2 – “Temos eleições ano que vem, mas ainda não temos candidatos. Há algumas indicações,...

Bate-Pronto

02/08/2017

PALAVRAS 1 – “O PSOL, alternativa esquerdista a um PT dizimado pelo lulismo, repete incansavelmente as orações ideológicas de uma bíblia envelhecida e ajoelha-se diante das lápides de seus estimados tiranos, que se chamam Castro, Che e Chavez” (Demétrio Magnoli, jornalista e sociólogo).

 

PALAVRAS 2 – &ldquo...

Bate-Pronto

28/07/2017

PALAVRAS 1 – “Eu não conheço um político que vendeu a casa para ser candidato. Todos eles pedem dinheiro para empresário, desde a proclamação da República. Só que agora transformaram doações em propina, então ficou tudo criminoso. Se os políticos não tiverem coragem de mudar a legislação eleitoral, de criar um fundo de...

Bate-Pronto

26/07/2017

PALAVRAS 1 – “O politicamente correto é o estágio inicial da censura” (Paulo Bonfá, radialista e humorista).

 

PALAVRAS 2 – “A gente não faz amigos. Reconhece-os” (Vinicius de Moraes).

 

BOA NOTÍCIA – De parabéns está a secretaria municipal de Desenvolvimento, na pe...

A era dos Narcisos

22/07/2017
Bati um longo papo esta semana com uma pessoa bastante jovem que conheço bem. Indaguei detalhes sobre o que eles, jovens, mais fazem de final de semana, que é ir para festas, algumas denominadas baladas, outras sunsets. Locais que, fique logo claro, são frequentados por jovens de famílias de maior poder aquisitivo. Foi um papo franco e esclarecedor. Ela falou mais detalhadamente de uma dessas recentes baladas em...

Bate-Pronto

21/07/2017

PALAVRAS 1 – “Minha principal razão de crítica à esquerda é sua incapacidade atávica de perceber a realidade. Ao contrário do que parece, a esquerda investe numa visão infantil da realidade” (Luiz Felipe Pondé, filósofo e escritor).

 

PALAVRAS 2 – “Quem vive com medo morre todo dia. Quem vive sem medo s...

Bate-Pronto

19/07/2017

PALAVRAS 1 – “O mais triste da crise atual não é a perda da esperança na política, mas a perda de fé no país (...). Precisamos reinventar o Brasil” (Antonio Prata, cronista).

 

PALAVRAS 2 – “Todo populista chega ao poder navegando no ressentimento, que é o elemento essencial de todo eleitor que tem tesão por p...

Bate-Pronto

14/07/2017

PALAVRAS 1 – “Os políticos e as fraldas devem ser trocados frequentemente e pela mesma razão” (Eça de Queirós, um dos maiores nomes da história da literatura portuguesa).

 

PALAVRAS 2 – “É hipócrita quem critica a corrupção dos poderosos e pratica a corrupção cotidiana” (Sergio Fajar...

Bate-Pronto

12/07/2017

PALAVRAS 1 – “Cada segundo é tempo de mudar tudo para sempre” (Charles Chaplin).

 

PALAVRAS 2 – “Como serão as eleições de 2018? Temo que venha a ser uma festa do populismo. Os sinais estão no ar: horror à política profissional, apelos ao Poder Judiciário como o Batman do Brasil, sonhos de pureza, ressentiment...

Nau sem rumo

08/07/2017

Quem já não viu ou ficou sabendo da cena? Daquelas famílias onde todos têm opiniões divergentes. O que, em si, não é para ser mau sinal. Mas o que ocorre é que cada um dos membros daqueles agrupamentos familiares quer impor sua opinião para os outros. A verdade, a convicção de cada um, é absoluta. O que ocorre? Conflitos, discussões. E, quase se...

Bate-Pronto

07/07/2017

PALAVRAS – “Se eu acredito em Deus? Mas que valor poderia ter minha resposta, afirmativa ou não? O que importa é saber se Deus acredita em mim” (Mário Quintana, poeta).

 

QUEM RESOLVE? - Os caminhões que só passam pelo anel viário, que não carregam nem descarregam mercadorias em Limeira, continuam lenta e progressivamente estrag...

Bate-Pronto

05/07/2017

PALAVRAS 1 – “Em toda dificuldade existe uma oportunidade” (Albert Einstein)

 

PALAVRAS 2 – “As denúncias contra Temer têm proporções catastróficas. Mas sua manutenção no governo é a solução ‘menos ruim’ por elevar as chances de aprovação das necessárias reformas&r...

Bate-Pronto

30/06/2017

PALAVRAS 1 -  “Sucesso não é quanto dinheiro você ganha. Mas a diferença que você faz na vida das pessoas” (Michelle Obama, ex-primeira-dama dos Estados Unidos).

 

PALAVRAS 2 – “Um homem de duas caras usa mais a pior” (Stanislaw Ponte Preta, saudoso humorista brasileiro, criador do famoso Febeapá, Festival de Besteira Qu...

Bate-Pronto

28/06/2017

PALAVRAS 1 – “O trabalho nos livra de três grandes males: o tédio, o vício e a pobreza” (Voltaire, filósofo francês, um dos pais do Iluminismo).

 

PALAVRAS 2 – “Prevaleceu o espírito de corpo no Supremo na operação Joesley: os juízes resolveram não desautorizar Fachin. Em nome do corporativismo, cr...

Envelhecer bem...ou envelhecer mal

24/06/2017

Meu primeiro contato com a realidade do envelhecimento veio com a morte de meu avô materno, Graciano Marino. Era um seleiro de profissão, tido como um dos melhores de toda a região. Sua oficina ficava na Rua 13 de Maio, em frente do antigo Armazém do Frasquito, onde hoje está instalada uma imobiliária. Era um artista da profissão, os arreios que confeccionava, me lembro de garotinho, ti...

Bate-Pronto

23/06/2017

PALAVRAS “Viver é fácil, saber viver é que é dureza” (Sergio Porto, que assinava Stanislaw Ponte Preta, o príncipe dos humoristas brasileiros, que também disse: “As três coisas mais perigosas que conheço são: limpar arma de fogo, mulher do vizinho e croquete de botequim”).

 

PALAVRAS 2 – “Sucesso &...

Bate-Pronto

21/06/2017

PALAVRAS 1 – “O Temer é o chefe da organização criminosa da Câmara. (...) É o grupo dele. Quem não está preso está hoje no Planalto. Essa turma é muito perigosa. Não pode brigar com eles. Nunca tive coragem de brigar com eles” (Joesley Batista, em entrevista à revista “Época”).

 

PAL...

Bate-Pronto

14/06/2017

PALAVRAS “O Brasil está mais para psicanálise do que para análise econômica” (Paulo Rabello de Castro, presidente do BNDES).

 

CONCURSO - A Prefeitura de Limeira lançou edital para um concurso para o cargo de guarda municipal. O salário é de 1961 reais e serão 35 vagas. O Colégio Aprovado criou um curso, noturno, espec&ia...

Aodados e superficiais

10/06/2017

Como o trânsito de um país é um bom retrato da educação de um povo, o esporte – mais precisamente para nós, brasileiros, o futebol – é uma amostragem momentânea do estado de espírito de uma época.

Há poucos dias conversava com um amigo de longa data, José Antonio Encinas, jornalista desta Gazeta, a respeito de um j...

Bate-Pronto

09/06/2017

PALAVRAS 1– “A história da Humanidade nos ensina que problemas não devem ser temidos. O que deveria nos preocupar é a recusa em fazer frente a problemas e não saber o que fazer diante deles” (Xi Jinping, presidente da China);

 

PALAVRAS 2 – “As más companhias são como um mercado de peixe: acabamos por nos acostumar com o ma...

Bate-Pronto

07/06/2017

PALAVRAS 1 “Os vinhos são como os homens. Com o tempo os maus azedam, os bons melhoram” (Cícero, filósofo romano)

 

PALAVRAS 2– “O governo Temer vem implantando um audacioso elenco de reformas estruturais que estão no rumo certo. O mais importante, com ou sem Temer, é que governo e Congresso persistem nesse rumo, único capaz de n...

Bate-Pronto

02/06/2017

PALAVRAS 1– “O grosso da população brasileira não é ideológico e tem pouca finalidade partidária. Por isso sempre escapamos de guerras civis e revoluções. Estamos é fartos dos políticos e partidos de sempre. A maioria não é socialista nem liberal. Quer, simplesmente, um Brasil que funcione” (Joel Pinheiro da Fonseca, colunista da Fol...

Bate-Pronto

31/05/2017

PALAVRAS – “A história desses últimos trinta anos mostra que, provavelmente, Deus desistiu do Brasil” (Antonio Delfim Netto, ex-ministro, ex-deputado, como sempre ácido e irônico, uma das melhores cabeças pensantes do país).

 

DE MÃO BEIJADA - E alguém pode “condenar” Deus? Ele nos deu todas as oportunidades po...

Portas e janelas

27/05/2017

A crise econômica em que enfiaram o Brasil atingiu você também de alguma forma? Não? Que bom. Você tem que dar mesmo graças, pois faz parte de uma ínfima minoria. Já se foi afetado pelos transtornos da incompetência aliada à corrupção que tomou conta e fez morada nas altas esferas do país nos últimos anos, é para você principalm...

Bate-Pronto

26/05/2017

PALAVRAS 1– “A esquerda sempre precisou de dinheiro, de muito dinheiro para se sustentar. A direita, por sua vez, não. Isso porque a direita é composta de adolescentes que estudaram quando era tempo de estudar, trabalharam quando jovens, pouparam quando adultos, e portanto, se sustentar não é grande problema para eles” (Stephen Kanitz, consultor e conferencista, mestre em administra&ccedi...

Bate-Pronto

24/05/2017

PALAVRAS 1 – “O mundo não é dos espertos. É das pessoas honestas e verdadeiras. A esperteza um dia é descoberta e vira vergonha. A honestidade se transforma em exemplo para as gerações do futuro. Uma corrompe a vida, a outra enobrece a alma” (Chico Xavier).

 

PALAVRAS – “Fora Temer. Ok, mas para colocar quem?” (Elio Gaspari, jo...

Bate-Pronto

19/05/2017

PALAVRAS 1– “Corrupção tem no mundo todo. Mas fã-clube de corrupto, só no Brasil” (Postagem anônima que está bombando na internet).

 

PALAVRAS 2 – “Se Temer não provar que foi dublado por um imitador de raro talento, sua situação tende a ficar insustentável” (Bernardo Mello Franco, colunista político da Folha...

Bate-Pronto

17/05/2017

PALAVRAS 1 –“Enquanto no Brasil discutimos ideologia. Portugal há anos privilegia o ensino de português e matemática. Sem ler ou escrever direito, ninguém chagará à história e à filosofia.  E, sem forte base matemática, ninguém dará para a saída no mundo cibernético. Se fôssemos espertos, copiaríamos os portugueses” (...

Razo e emoo

13/05/2017

Mesmo que você não acompanhe futebol bem de perto, acompanhe comigo este relato – para exemplificar o tema deste artigo - de como enxergo o que aconteceu com o ex-técnico do Palmeiras, Eduardo Batista, quando na semifinal do campeonato paulista a equipe que ele dirigia foi fragorosamente derrotada por 3 a 0, dando assim praticamente adeus a um título que muitos consideravam muito provável. E es...

Bate-Pronto

12/05/2017

PALAVRAS 1– “Parte importante da população brasileira está achando que Lula é um perseguido político. E ele é campeão na arte de entender a psicologia popular” (Ciro Gomes, pré-candidato a presidente da República, argumentando que ser “perseguido” ajuda Lula a crescer nas pesquisas).

 

MAIS OU MENOS - C...

Bate-Pronto

10/05/2017

PALAVRAS 1 – “A corrupção lesa a nação em todas as frentes/ (...) a lei da propina anda na surdina e joga pesado” (Verso de uma música do sambista Almir Guineto, que morreu na semana passada).

 

PALAVRAS 2 – “Se não se fizer as reformas propostas pelo governo, quem vai perder vai ser o pobre. O rico se vira” (Ab&iacut...

Bate-Pronto

05/05/2017

PALAVRAS 1– “Ter direitos não molda caráter, cumprir deveres, sim. Um dos estragos do mundo contemporâneo é essa histeria por direitos em toda parte” (Luiz Felipe Pondé, filósofo, ensaísta e professor universitário).

 

PALAVRAS 2 – “A operação Lava Jato é uma realidade irreversível” (Celso de M...

Bate-Pronto

03/05/2017

PALAVRAS 1 – “A ocupação evita que você pense em bobagens e sonhe com o impossível. É do cansaço que nasce o caráter” (Luiz Felipe Pondé, filósofo, ensaísta e professor universitário).

 

PALAVRAS 2 – “Para certas camadas do eleitorado, Lula pode até ser corrupto. Mas, ...

Bate-Pronto

01/05/2017

PALAVRAS 1 – “Normalmente há um cansaço em relação ao politicamente correto. O perigo é quando surge um líder tentando coisas politicamente incorretíssimas, que correspondam ao inconformismo das pessoas” (Eduardo Dias da Costa Villas Boas, comandante do Exército brasileiro).

 

PALAVRAS 2 – “A Justiça n&...

O perigo das generalizaes

29/04/2017

Quem já não ouviu – ou mesmo disse – algo assim?

- Todo corintiano é...?

- Todo são-paulino é...?

- Todo palmeirense é...?

- Todo carioca é...?

- Todo baiano é...?

- Toda pessoa tatuada é...?

<...

Bate-Pronto

28/04/2017

PALAVRAS 1– “Sempre se soube que sucesso desumaniza. Quando o sucesso atinge você muito cedo na vida, a chance de você virar uma besta arrogante é enorme. Sucesso é muito bom. Não me entenda mal. Desumaniza porque pode fazer você achar que é o máximo em tudo, quando o foi apenas em algo particular” (Luiz Felipe Pondé, filósofo, ensaísta e prof...



Gazeta de Limeira - Todos os direitos reservados.
Comercial: (19) 3404.3700 | Jornalismo: (19) 3404.3700 | Assinatura: (19) 3404.3700
Iracemápolis: (19) 3456.3462 | Cordeirópolis: (19) 3546.6341

Criado por Agencia M9