Gazeta de Limeira - Notícias de Limeira, Iracemápolis e Cosmópolis.
Gazeta de Limeira - Notícias de Limeira, Iracem´polis e Cosm&ocute;polis

Download da capa do dia:

Telescópio

Gil Vieira é jornalista. Colunista da Gazeta de Limeira, ele escreve a coluna Telesc&ocute;pio, aos domingos.


Telescópio

24/03/2017

RUMO A SEGUNDONA:

Dois rebaixamentos seguidos. Esta é a situação do Independente. Estão arranhando a história do Galo da Vila. Detalhe: o que será do alvinegro de Vila Esteves nos próximos anos? Não vejo cobranças por parte de conselheiros. Parece-me que o CD do clube acomodou-se com a situação. Dessa forma, o Independente caminha a passos largos rumo a pio...

Telescópio

16/03/2017

GASTANÇA

Primeira turma sacadora das contas inativas do FGTS já deu a deixa sobre como será o destino da bufunfa. A grande maioria não está nem aí para a crise e para as dívidas acumuladas. Grande parte já iniciou a gastança com supérfluos, bobagens e tudo o mais que puder matar as lombrigas.

OVO FRITO

Prefeitura da corte dos laranjais em flor va...

Telescópio

09/03/2017

ENGANADOS

Muito trabalhador indo à Caixa Econômica Federal para saber o saldo das contas inativas do FGTS e sacar o dinheiro. Uma parte deles volta de mãos vazias ao se surpreender que algumas empresas simplesmente nunca depositaram o fundo nas contas.  Triste retrato da ganância de patrões sanguessugas.

POPULÔMETRO

Prefeito Mário Botion enfrentará seu prime...

Telescópio

02/03/2017

PEQUENINOS

Creche em tempo integral para crianças até 3 anos na corte dos laranjais em flor. O agendamento está aberto pelo sistema de fila única. Há também o cadastro para o bolsa-creche. Pais devem ter toda documentação adequada para a inscrição. A torcida agora é para que existam vagas para acolher a todas.

CARRO PRETO

Uber, multinacion...

Telescópio

23/02/2017

TUDO JUNTO

Pais trocam escola particular pela pública. Surpreende verificar que escolas públicas na maior parte das cidades do país receberam neste ano uma boa leva de estudantes que antes pagavam para estudar. A mudança é motivada pelo orçamento apertado das famílias com a crise que perdura.

ZUM-ZUM

Verão é a estação preferida dos pernilo...

Telescópio

16/02/2017

ESPARADRAPO

Mais da metade dos médicos recém-formados em São Paulo são reprovados em exame que testa conhecimentos. O Conselho Regional de Medicina revela que 56,4% não conseguiram nota mínima para exercer adequadamente a profissão. Boa parte deles nem sequer conseguiu avaliar uma radiografia.

DISSONANTE

Desigualdade no país é tão obscena que ape...

Telescópio

09/02/2017

NEM UM PIU

Polêmico projeto de lei na Câmara Municipal pretende proibir rojões, fogos e artifícios com estampido. Pela proposta só seriam permitidos os silenciosos. De autoria do vereador Estevão Nogueira (PRB), a ideia pode não vingar. Essa tradição existe em todo o mundo nas comemorações festivas.

VENENO

E...

Telescópio

26/01/2017

SEM PARAR

Prefeito Mario Botion (PSD) e sua equipe apresentaram plano de ações para a corte dos laranjais em flor. A contenção de despesas virou prioridade. O ano reserva arrecadação contida de impostos e verba limitada para conduzir o ano. O desafio agora é tirar leite de pedra diante da crise que perdura.

DESEMPREGO

Entre os 20 países mais fortes na economia...

Telescópio

12/01/2017

OLHOS ABERTOS
Frustrado e derrotado na tentativa de ser eleito presidente da Câmara, o vereador Wagner Barbosa (PSB) deve mesmo fazer oposição ao governo Botion. Junta-se a ele o vereador Marco Xavier (PSB). Não podia ser diferente. Os dois eram declarados apoiadores na gestão passada do governo Hadich.

CANA BRAVA
Cultivo de cana está na entressafra.  Maior produç&at...

Telescópio

05/01/2017

AGORA VAI

Prefeito Mario Botion (PSD) adota temporada de 100 dias para ficar por dentro da situação da Prefeitura e simultaneamente lança plano emergencial para acelerar ações no período. Educação, saúde, segurança, habitação, transporte e obras são os principais desafios a enfrentar.

 

EM BOA HORA

Trabalhadores...

Telescópio

29/12/2016

FLORES MORTAS

Igreja da Boa Morte continua maquiada com pintura nova somente na fachada. O largo está deplorável com tanta sujeira e abandono. Imagem fica bonita só em foto noturna, mas de dia é medonho. A terra toma conta dos jardins sem flores. Um abandono lastimável. Que a praça seja revigorada logo.

CHIBATADA

Projeto de reforma trabalhista do governo Temer trará ...

Telescópio

22/12/2016

CORINGA

Professor e músico José Farid Zaine transita através das décadas, merecidamente, como coringa da cultura na corte dos laranjais em flor. Seja qual for o partido ou o prefeito, seu nome e sua trajetória são credenciais para que novamente seja o secretário municipal da Cultura nos próximos quatro anos.

SINAL VERDE

Fábrica de multas que esfola o bo...

Telescópio

16/12/2016

TUDO OU NADA

Com a posse oficial do prefeito, vice-prefeito e vereadores eleitos, o Executivo e o Legislativo assumem a gestão da corte dos laranjais em flor a partir de 1º de janeiro de 2017 até 31 de dezembro de 2020. Hora de arregaçar as mangas e mostrar ao que vieram. A população estará de olhos bem abertos.

RAIOS-X

Brasil vive em todos os setores seu mais cr&iacut...

Telescópio

08/12/2016

REINADO

Contrato emergencial mantém a Viação Limeirense sozinha e nadando de braçadas no transporte coletivo desde fevereiro. Mesmo na eventual entrada de outra companhia, ainda assim deterá 70% dos serviços por aqui. Muito estranho esse tipo de concessão. Transparência ainda que tardia.

ESTÃO NEM AÍ

Geração de jovens que não ...

Telescópio

01/12/2016

FAXINA

Sessão da Câmara Municipal desta semana esquentou os ânimos dos vereadores. Após o bate-boca, houve certo consenso e 11 cargos comissionados serão extintos. Alguns assessores, chefes e diretores terão que ser admitidos por concurso público em 2017. A moralidade da coisa pública é essencial.

REMÉDIO AMARGO

Nem mesmo os 10 mil manifestantes em...

Telescópio

24/11/2016

NOVOS ARES

Novo prefeito e os 21 vereadores eleitos tomarão posse de seus cargos em 1º de janeiro às 16h. Com isso, a corte dos laranjais em flor inicia a temporada para a gestão de 2017 a 2020. A população aguarda com expectativa a abertura da caixa preta sobre a real situação da cidade.

VIVER SÓ

Mais do que dobrou o número de pessoas que moram so...

Telescópio

17/11/2016

ALPINISTAS

Nem bem assumiram suas cadeiras para a gestão de 2017 a 2020 e alguns vereadores já vislumbram candidatura para deputado estadual nas eleições de 2018. Parece que o interesse público fica em segundo plano pela ganância ao poder. A população está de olho em cima dos que ciscam para trás.

 

NATAL MAGRO

Prime...

Telescópio

10/11/2016

SECRETARIADO

Prefeito Mario Botion (PSD) deve concluir a composição de todo o seu secretariado ainda nesta primeira quinzena. Os nomes faltantes poderão ser anunciados até o dia 15. Muitos profissionais da iniciativa privada darão corpo à sua gestão. Que o interesse à população seja o fiel da balança.

MENOS VAGAS

Entre o segundo e o tercei...

Telescópio

27/10/2016

MULTA NELES

Cena cada vez mais comum no mundo todo, falar ao celular dentro do carro preocupa autoridades. As multas ficam cada vez mais pesadas. No Brasil, falar ao celular no trânsito, mesmo com o carro parado, dará multa de R$ 293,47 e perda de 7 pontos na carteira a partir de novembro.

NA CATRACA

Contratos do transporte coletivo vão até abril do ano que vem na corte dos laranjais em f...

Telescópio

20/10/2016

DESERTO

Incrível verificar nas ruas e bairros como tudo anda em calmaria. Tratores, caminhões, pás e carriolas sumiram das vistas tão logo terminaram as eleições. O festival de obras desapareceu imediatamente após a contagem do último voto. A manjada propaganda política mostrou seus efeitos inglórios.

SALADA DE FRUTAS

Dez partidos comporão...

Telescópio

06/10/2016

DERROTA

Para todo candidato que se enfronha numa eleição, ganhar ou perder é o resultado. Não vale a desculpa esfarrapada de que teve poucos recursos financeiros e pouco tempo na TV para a campanha. Carisma, credibilidade, reputação e ações no passado contam muito. A colheita dependia disto.

OLHO DA RUA

Alto escalão e comissionados em cargos preparam-se...

Telescópio

29/09/2016

CABELOS BRANCOS

Idosos com mais de 59 anos são os mais afetados com o desemprego. Estudo do Ipea aponta crescimento do índice nessa faixa etária de 132%, comparado a 2014. O fato não está ligado às demissões. O desemprego aos idosos está no fato de vagas não abertas e drástica redução nas contratações.

NA ESCOLA

Matr&i...

Telescópio

22/09/2016

DILEMA DO PT

Partido dos Trabalhadores vive o pior dilema de sua história neste ano. Depois de Dilma alçada fora da presidência, de Lula denunciado por corrupção na Lava Jato e do envolvimento de petistas em esquemas, a legenda encontrará obstáculos para eleger prefeitos e vereadores.

CONTRA A DENGUE

Instituto Butantã deve instalar até o fim do ano uma f...

Telescópio

15/09/2016

OLHO NO LANCE

Após a renúncia do candidato Sílvio Félix (PDT), agora a Justiça deve analisar a impugnação do filho Murilo Félix como candidato sucessor nas eleições a prefeito. Na visão da promotoria, haveria falta de certidões de eventuais processos. A estratégia do pai já era sabida de todos.

PRAZO VAZIO

Escolas esta...

Telescópio

01/09/2016

OBREIROS

Cidade virou um canteiro de obras para todos os lados. Grande parte dos serviços acontece ao ar livre, bem visível aos olhos do cidadão. Obras submersas não rendem votos. A Prefeitura acelera em plena época eleitoral para a tentativa da reeleição de Paulo Hadich (PSB) ir bem na fita.

SANTINHOS

Campanhas no rádio, TV e ruas, começam a mostrar o ...

Forças ocultas

25/08/2016

Quis o destino que a data fixada para o início do julgamento do impeachment de Dilma Rousseff...

Telescópio

25/08/2016

SHOW ELEITORAL

Propaganda eleitoral gratuita começa amanhã no rádio e TV. Candidatos a prefeito na corte dos laranjais em flor terão 42 minutos. Um jogo de vaidades será disputado segundo a segundo pelos 600 candidatos a vereador em 28 minutos. As aparições vão revelar quem tem cacife, carisma e competência.

FÉ NA GRANA

Lei de Diretrizes Orç...

Telescópio

18/08/2016

BLOCO NA RUA

Campanha eleitoral mais curta em 18 anos começou terça-feira e vai até a véspera do primeiro turno da votação em 2 de outubro. Na corte dos laranjais em flor já estão com o bloco nas ruas, nos holofotes e nas mídias os 7 candidatos a prefeito e a manada de 600 postulantes a vereador.

QUIPROQUÓ

Em plena temporada eleitoral, Prefeitura...

Telescópio

11/08/2016

MÍDIA FANTASMA

Mídias noticiosas surgem repentinamente nas redes sociais como se fossem veículos de imprensa. Pura criação ficcional eleitoreira para exaltar demais uns e achincalhar ofensivamente outros. Eleitores são enganados com a distorção da realidade aqui na corte dos laranjais em flor.

SALÁRIO TRIPLO

Plano de carreira da Câmara Municipal d...

O legado dos Jogos Olímpicos

04/08/2016

A primeira edição dos Jogos Olímpicos realizada no Brasil será oficia...

Telescópio

04/08/2016

EFEITO MANADA

Corte dos laranjais em flor deve ter mais de 600 candidatos a vereador. Uma elevação de quase 80% e recorde histórico. Boa parte vai fazer campanha pífia com pouco dinheiro e uma parcela estreante sequer tem vocação política. Já a corrida eleitoral terá 7 candidatos a prefeito.

AVIÃO DO ALÉM

Novo aeroporto por aqui é u...

Telescópio

28/07/2016

VOTO INCERTO

Nunca se viu em eleições municipais uma taxa tão elevada de intenções de votos nulo e branco em pesquisas. A tradição eleitoral pode ser rompida e o voto de protesto potencializado nas urnas. Com as candidaturas oficializadas, o cenário deverá ficar bem mais claro aos cidadãos.

 

PERIGO OLÍMPICO

Brasil deve entra...

Telescópio

21/07/2016

DEDO PODRE

Redes sociais viram porta dos desesperados a centenas de pré-candidatos eleitorais. Mundo ilusório, onde mil curtidas no perfil não refletirão votos nas urnas. Eleitores ainda fazem questão do embate pessoal para o olho no olho. Gastar muita sola de sapato continua como valiosa regra.

OLHO DA RUA

Medo do desemprego hoje é o mais alto em 17 anos entre os brasileir...

Telescópio

14/07/2016

GRANA RARA

Operação Lava Jato e nova lei do financiamento eleitoral, que proíbe doações empresariais, mudam o jeito de conduzir as campanhas eleitorais. A sofrência maior será para os candidatos a vereador. A probabilidade do caixa 2 ainda existe e resiste. Grandes campanhas podem gerar desconfiança.

VER PARA CRER

Decreto da Prefeitura regulamenta vans escolare...

Telescópio

07/07/2016

CARRAPICHOS

Pré-candidatos a vereador surgem aos borbotões na cidade, como baratas que reaparecem repentinamente das frestas. Todo mundo querendo uma lasca do bolo para botar o lombo na sombra. Eles criam perfis nas redes sociais e pedem amizade como se fossem velhos conhecidos.

JOGOS DO BEM

Jogos Escolares do Município começarão em 12 de agosto. As inscrições v&atil...

Telescópio

30/06/2016

SOBRE RODAS

Veículo próprio em casa e oferta crescente de mototáxis fazem o número de usuários dos ônibus urbanos cair drasticamente na corte dos laranjais em flor. Serviço mediano com poucos ônibus nas linhas e espera demorada nos pontos desestimula uso do transporte coletivo.

ESFACELADO

Partidos dos Trabalhadores por aqui sofre os reflexos do esfacelamento nac...

Telescópio

23/06/2016

OLHO ABERTO

Radares fixos e móveis começam a operar a todo o vapor no próximo dia 27. A novidade fica por conta deles também nos semáforos. Para não contribuir com esses caça-níqueis, o melhor é reduzir a velocidade e respeitar as leis de trânsito. Essa farra de multas pega muitos distraídos pelo bolso.

DINHEIRAMA

Mistério perdura so...

Telescópio

16/06/2016

MEIA DÚZIA

Corrida sucessória na corte dos laranjais em flor tem ao menos seis virtuais candidatos. Mário Botion (PSD), Murilo Félix (PDT), Paulo Hadich (PSB), Eliseu Daniel (PSDB), Dr. Júlio César (DEM) e Abraão de Jesus (PSL). Votos dos eleitores serão bastante pulverizados nesse embate.

DESILUSÃO

População demonstra descrença com...

Telescópio

09/06/2016

CARONA

Moção de protesto dos vereadores em repúdio à nova tarifa de ônibus de R$ 3,70 é só efeito cosmético. População anda desconfiada sobre manter apenas uma companhia em operação, com subsídio mensal de R$ 180 mil da Prefeitura. A frota é insuficiente e demora nos itinerários.

ROUPA SECA

Lojas de eletrodom&eac...

Telescópio

02/06/2016

GOSTOSURAS

Quituteiros oferecerão doces e gostosuras domingo à tarde com a Feira dos Sonhos na Praça da Bíblia, entre a avenida Maria Buzolin e Tiro de Guerra.

COLAPSO

Única companhia de transporte coletivo urbano, a Viação Limeirense recebe subsídio mensal da Prefeitura. Motoristas e cobradores cruzaram os braços por um dia na semana para reivindica&cc...

Telescópio

26/05/2016

NA LATA

Prefeitura nega comida enlatada nas escolas públicas municipais e atesta municipalização eficiente do serviço com alimentos frescos de qualidade. Por outro lado, as escolas estaduais na corte dos laranjais em flor, como em vários municípios paulistas, recebem feijão e carne enlatados do governo paulista para servir aos estudantes.

CAÇA-NÍQUEL

Pa...

Telescópio

19/05/2016

GOROROBA

Merenda escolar agora serve feijão e carne enlatados. Isso mesmo. Nada de comida fresquinha. Agora é angu de conserva para crianças e jovens das escolas públicas. Já tem merendeira levando a própria marmita. Prefeito, secretários e vereadores bem que podiam comer esse almoço escolar diário durante um mês.

NOVATO

Murilo Félix admite...

Telescópio

12/05/2016

APERTO GERAL

Produção de carros novos cai 26% no quadrimestre e provoca efeito cascata. Comércio de novos, seminovos e usados assiste sumiço de interessados em trocar ou comprar. Oficinas mecânicas e lojas de autopeças e acessórios ainda funcionam, mas cidadão mais cauteloso só manda arrumar em último caso o que for de fato necessário.

 


Telescópio

05/05/2016

BOLSOS VAZIOS

Em tempos de crise, vacas magras e bolsos vazios, a mudança de estação com o outono mais frio é a grande aposta dos lojistas para tirar o comércio do vazio. O aquecimento das vendas ainda assim promete ser bem tímido. Desemprego e contas na ponta do lápis seguram o consumo por impulso.

TRAGICÔMICO

Afastamento repentino de vereador com atestado psi...

Telescópio

28/04/2016

MÃOS SUJAS

Levantamento da ONG Transparência Brasil revela que 273 dos 513 deputados federais respondem a algum tipo de processo judicial. Eles são citados em ocorrências seja na Justiça ou em Tribunais de Contas. O número representa 53% da Casa. Os processos variam de acusações de crimes eleitorais a de corrupção ou má gestão do dinheiro públic...

Telescópio

21/04/2016

TROCA-TROCA

Em meio à grave crise política pelo qual o País atravessa, a Câmara dos Deputados registra em 2016 o maior troca-troca partidário em mais de uma década. Isso representa quase 20% do total, praticamente um quinto dos 513 integrantes da Câmara. Essa infidelidade política mais confunde do que ajuda os eleitores.

 

ANGU DE C...

Telescópio

14/04/2016

PULMÃO VERDE

Área de 20 mil m² do antigo zoo deve virar parque de caminhada. O tão anunciado Jardim Botânico parece esquecido. Opção simplista de plantar grama, flores e arbustos atende à agilidade para que em ano eleitoral mais uma obra cosmética de pequeno vulto seja ofertada ilusoriamente em junho aos cidadãos.

GRIPE ASSASSINA

Especialistas em im...

Telescópio

08/04/2016

FORA DE PESO

Estudo da revista científica Lancet mostra que um quinto da população brasileira adulta, ou quase 30 milhões de pessoas, é obesa. O número é maior entre as mulheres: 23% delas, ou 18 milhões, eram obesas em 2014. Entre os homens, o índice é de 17% (11,9 milhões). Os números colocam o Brasil entre os países mais obesos do mundo.

Telescópio

31/03/2016

IMPEACHMENT LENTO

Se todos os prazos legais forem respeitados e usados até o seu limite, o julgamento do impeachment de Dilma Rousseff (PT) só estará concluído no início da 2ª quinzena de outubro. Isso sem considerar atrasos imponderáveis, como ações na Justiça ou protelamentos com base nos regimentos da Câmara e do Senado.

 

...

Telescópio

24/03/2016

SEM VAGAS

Taxa de desemprego supera 8%, a maior taxa desde 2009. Prenúncio do mercado ainda em crise na indústria e comércio. Empresários cautelosos e preocupados. Produção e quadro de funcionários mais enxutos para vendas mornas sem grandes expectativas. A cena política agrava indecisão.

 

GULA POLÍTICA

...



Gazeta de Limeira 2016 - Todos os direitos reservados.
Comercial: (19) 3404.3700 | Jornalismo: (19) 3404.3700 | Assinatura: (19) 3451.2100
Iracemápolis: (19) 3456.3462 | Cordeirópolis: (19) 3546.6341

Criado por Agencia M9